Revestimento

Piso laminado de madeira: saiba as vantagens, desvantagens e a durabilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/07/2021 10:30 / atualizado em 23/07/2021 12:02


Piso laminado de madeira - Freepik Piso laminado de madeira

 
piso laminado é um revestimento que exige muita tecnologia para ser fabricado. Mas ele tem se tornado popular em casas e apartamentos, por conta de sua fácil instalação, bom custo-benefício, além da beleza e durabilidade. Porém, atualmente também pode ser usado em ambientes com maior circulação de pessoas, como em lojas e comércios.
 
Ele é formado por lâminas de madeira, que podem ter larguras e comprimentos variados. Basicamente, este piso possui proteção por resina e também estampas decorativas. 
 
Contudo, as características de resistência dos pisos laminados dependerão da densidade do substrato que é utilizado na fabricação. Além disso, este piso é confortável, um ótimo isolante acústico e térmico.
 
Para saber mais sobre este novo queridinho dos arquitetos, continue a leitura.

Vantagens e desvantagens dos pisos laminados


Agora que você já sabe um pouco mais sobre este tipo de piso, vamos conhecer algumas vantagens e desvantagens e lhe ajudar a decidir qual o melhor revestimento para sua casa.

Vantagens


  • Custo-benefício: se comparado a revestimentos semelhantes (madeira), o piso laminado entrega maior vantagem. Os preços são variáveis de acordo com o estado e a cidade que você mora, portanto não se esqueça de pesquisar. Os preços variam entre R$ 60 e R$ 90 o metro colocado. 

  • Durabilidade: é um piso resistente a arranhões e possíveis quebras. De acordo com o tipo, entrega durabilidade até em locais de maior circulação. A resistência deste piso, portanto, permite com que ele fique bonito e brilhante por muito mais tempo. Só não se esqueça de manter os cuidados rotineiros.

  • Manutenção: os cuidados necessários no dia a dia para deixar o piso sempre bonito são simples. Na limpeza, use vassouras de cerdas macias para varrer e pano úmido para limpar, finalize com um pano seco para não deixar qualquer vestígio de água e pronto.

  • Versatilidade: o piso laminado de madeira é extremamente versátil, está disponível em diversas cores e modelos, o que facilita a vida na hora de escolher. Podem ser usados em vários ambientes e combinam facilmente com diversas decorações.

  • Isolante térmico: o piso laminado oferece mais conforto térmico porque é instalado sobre uma manta, o que o diferencia dos demais pisos. Sendo assim, sua casa ficará mais aconchegante e quentinha.

  • Instalação: este tipo de piso costuma ser de fácil instalação, sendo ótimo para reformas pois pode ser colocado por cima do piso já existente. 

Desvantagens


  • Baixa resistência a umidade: estes pisos são instalados de modo que as lâminas se encaixam umas nas outras, por isso, grandes quantidades de água podem infiltrar e são inimigas da durabilidade deste piso.

  • Deformações pelo sol: este é um dos motivos pelos quais o piso laminado é indicado para áreas internas. Afinal, a grande exposição ao sol pode modificar a forma do piso e deixá-lo diferente de quando foi instalado.

  • Não é indicado para quem cria cães dentro de casa: os animais podem fazer xixi no piso e causar danos através da umidade, além disso as unhas dos cães podem danificar o piso. Claro que isso pode variar de acordo com o comportamento do seu animal de estimação.

  • Barulho: o piso laminado de madeira pode aumentar o barulho ao andar e arrastar os móveis, por exemplo. Entretanto, este som pode ser abafado com a instalação da manta antes de colocar as lâminas.
 
Piso laminado de madeira - Freepik Piso laminado de madeira
 
 

Informações adicionais 


Além das vantagens e desvantagens, é bom conhecer algumas características deste tipo de piso. 
 
Em relação à durabilidade, como dissemos antes, o piso laminado de madeira oferece alta resistência e durabilidade. Sua instalação é fácil e rápida, o que se torna uma vantagem quando pensamos que este piso pode ser retirado de uma casa e colocado em outra em casos de mudança.
 
Também é conhecido como piso flutuante, o que elimina a necessidade do contrapiso nivelado na hora de instalá-lo. A sua durabilidade varia entre 5 e 15 anos, de acordo com a manutenção e os cuidados diários. 

O piso laminado pode ser molhado? 


Sim e não. Os pisos laminados não podem ter contato com água em abundância, por isso não devem ser lavados. Quando cair água no seu piso, seque o mais rápido possível para evitar infiltrações. Hoje em dia, já existem pisos laminados mais resistentes à água no mercado, sendo assim, estes podem ser usados em áreas molhadas.

E a limpeza? Bem, o piso laminado é fácil de limpar no dia a dia


Basta usar uma vassoura de cerdas macias para varrer, e detergente neutro e pano úmido para passar pano. Também é possível usar o aspirador de pó. Ambos, o aspirador e a vassoura, devem ser usados no sentido das lâminas de madeira. Em caso de manchas, use detergente ou álcool, pois manchas mais pesadas como as de graxa, saem fazendo uso de aguarrás. 
 
Em suma, os pisos laminados apresentam diversas vantagens e facilidades, que podem deixar sua casa mais aconchegante e quentinha. Enquanto isso, são versáteis e combinam com vários ambientes. Seguindo nossas dicas, você poderá aumentar a vida útil de seu revestimento e mantê-lo sempre bonito.

Gostou do artigo?


Se você quer saber mais sobre outros tipos de pisos, leia também este conteúdo sobre pisos de madeira para diferentes ambientes
 
Aqui no Lugar Certo você encontra tudo o que precisa saber sobre decoração, organização e diversas dicas para facilitar sua rotina. Continue acompanhando nossos posts. 

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023