Organização

Despensa da cozinha: dicas de como organizar a sua com praticidade

Uma despensa desorganizada não é nada funcional e prático, por isso veja essas dicas de como deixá-la bem arrumada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/07/2021 13:00 / atualizado em 27/07/2021 13:10


Despensa da cozinha - Freepik Despensa da cozinha

 
Utilizar as despensas da cozinha para guardar alimentos, produtos de limpeza e objetos usados na rotina da casa, é um hábito muito comum. Por conta de sua funcionalidade, as despensas da cozinha têm ganhado cada vez mais nas casas e apartamentos dos brasileiros. Porém, uma despensa desorganizada pode não ser nada funcional ou prática. 
 
No post de hoje, vamos lhe dar dicas de como organizar a despensa da sua cozinha com praticidade.
 
Ter um espaço para colocar seus mantimentos e utensílios de cozinha de forma organizada é o desejo de muitas pessoas. Para as donas de casa, isso seria uma “mão na roda”. Se você já tem este espaço ou pensa em ter, veja nossas dicas.

Como começar? 


Uma das primeiras coisas na hora de organizar a despensa da cozinha é ter armários. Enfim, eles ajudarão (e muito) na organização e praticidade do local. 
 
Hoje em dia é possível encontrar armários de diversos formatos e tamanhos para usar na despensa. Contudo, antes de comprar o seu, leve em consideração as necessidades da sua casa, o tipo de item que deseja armazenar e o tamanho do espaço. Só após esta avaliação, escolha o seu móvel.
 
Os armários de madeira são mais indicados para casas e apartamentos que não têm um espaço específico para a construção de uma despensa. Alguns modelos podem ser embutidos na parede e ocupar menos espaço. Já para locais maiores, a melhor opção é construir um armário de alvenaria. O espaço ficará mais amplo, além de facilitar a circulação pelos ambientes.

Anote essas 8 dicas de organização da despensa 


Que tal agora conferir nossas dicas práticas de organização? Confira! 
 

1. Comece pela faxina

Assim como todos os cômodos da casa, a despensa também precisa de uma boa faxina de vez em quando. 

2. Retire todos os alimentos do local

Em seguida, verifique as validades dos alimentos, limpe ou lave os potes e recipientes. É importante evitar a proliferação de qualquer inseto neste local, afinal estamos lidando com alimentos. Por isso, faça uma mistura de álcool e vinagre em quantidades iguais e limpe prateleiras, portas e demais espaços dentro da despensa. 

Sempre que for ao supermercado, antes de guardar os itens comprados, limpe-os. 

3. Divida os alimentos por categorias

Depois da limpeza, é hora de colocar tudo de volta no lugar. Aproveite para separar os alimentos de acordo com suas categorias: temperos, grãos, doces, óleos etc. Desta forma, é possível saber quais itens estão acabando, deixar os mais usados sempre à mão, além de manter a organização.

4. Use potes transparentes

Este tipo de recipiente facilita a vida, pois os alimentos guardados estão sempre à vista e são fáceis de serem encontrados. Além de serem bonitos, esses potes de plástico impedem que os pacotes fiquem abertos na despensa e atraiam animais. Não se esqueça de colocar etiquetas com a validade dos alimentos nos recipientes. 
 
Despensa da cozinha - Freepik Despensa da cozinha
 
 

5. Use cestos e caixas

Cestos e caixas de papelão são itens fáceis de encontrar e podem fazer milagres na despensa da cozinha. Portanto, pegue caixas pequenas ou cestos para colocar alimentos não perecíveis, principalmente aqueles com embalagens menores e que podem gerar bagunça se ficarem espalhados.

6. Use e abuse das prateleiras

Falou em organização, pensou em prateleiras. As prateleiras ajudam na organização e na otimização de espaço, além de deixar o ambiente mais bonito. Portanto, coloque os potes, caixas ou cestos nas prateleiras e mantenha a organização. Uma boa dica é: manter alimentos e utensílios mais usados nas prateleiras de baixo e os menos usados nas prateleiras superiores.

7. Fique de olho nas datas de validade

Outra boa forma de organizar os alimentos é através das datas de vencimento. Assim, você coloca os alimentos que vencerão primeiro ao alcance. Com esse tipo de organização, você evita o desperdício de alimentos e consome primeiro os que estão próximos do vencimento.

8. Cuidado com a umidade

Se atentar ao armazenamento dos alimentos também é um jeito de organizá-los. Não deixe os potes ou embalagens em locais que tenham constante contato com a água, fique atento às instruções de conservação dos alimentos.

Evite o excesso de calor também, assim seus alimentos estarão sempre organizados e aptos para o consumo.

Gostou das dicas?


Viu só como manter a despensa da cozinha organizada é fácil? Agora é só colocar as dicas em prática e deixar tudo em ordem. E já que estamos falando sobre organização, leia também como organizar o armário da cozinha.

Aqui no Lugar Certo você encontra diversas dicas sobre decoração, organização e tendências de casa. Se é disso que você gosta, está no lugar certo. 

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023