Natal em família

Ceia de natal: veja 6 ideias de decoração para mesa de jantar

A decoração da ceia de Natal deve ser planejada com antecedência; o objetivo maior é levar conforto e acolhimento aos convidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/12/2021 13:00


Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal

 
Já definiu a sua decoração de ceia de Natal? Muitas pessoas se concentram em como decorar a árvore de Natal e acabam deixando a ceia para os últimos dias que antecedem a festa. 

Entretanto, para manter a tradição é importante preparar uma mesa bem decorada e um cardápio saboroso para comemorar o nascimento do Menino Jesus. Além disso, como neste ano as famílias devem se reencontrar por conta do controle da pandemia, a ceia de Natal terá um sabor diferenciado. 

Mas se você está em dúvida sobre como deve fazer a decoração da ceia de Natal, preste atenção às 6 dicas que separamos neste conteúdo. 

Qual é a origem da Ceia de Natal? 


Antes de tudo, é interessante lembrar que a ceia de Natal é uma antiga tradição europeia. As famílias preparavam banquetes para receber peregrinos e visitantes para demonstrar o quanto eram hospitaleiras. 

Assim, com o passar do tempo, o costume foi se espalhando para outras partes do mundo, chegando ao Brasil com os portugueses. A confraternização passou a ser realizada para celebrar a véspera de Natal, do dia 24 para o dia 25 de dezembro. 

6 dicas de decoração para a ceia de Natal em família


Dica 1 - Defina as cores da ceia de Natal 


É inevitável lembrar que o Natal é representado pelas cores verde e vermelha. Mas na hora de fazer a decoração da ceia de Natal, você pode adotar outras tonalidades. 

O tradicional verde e vermelho combinam com o dourado, para lembrar a realeza do Menino Jesus. Além disso, você pode apostar no azul claro, branco e prateado para fazer referência ao inverno e à neve dos países do hemisfério Norte, onde a festa natalina é bastante característica. 
 
Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal
 
 

Dica 2 - Escolha a toalha de mesa e os guardanapos 


A toalha de mesa é a protagonista da ceia. Nesse sentido, você pode escolher uma toalha grande, com motivos natalinos, mas sem deixar de considerar a beleza de uma toalha mais minimalista, com tons mais claros. 

Outra sugestão é apostar na toalha de renda, que dá um ar romântico à decoração, e à passadeira ou trilho, que também caem bem na decoração da ceia de Natal. 

Mas, se preferir, você pode usar jogos americanos enfeitados com papais noéis, duendes e bonecos de neve, pois certamente ficarão encantadores. 

Dica 3 - Capriche na escolhas das louças, talheres e taças 


O clima de festa pede que você tire as louças guardadas no armário e reservadas para uma ocasião especial. 

Afinal, as louças adornadas são as que fazem mais sucesso. Porém, aquelas com cores lisas e mais requintadas também são uma ótima escolha. 

Dica 4 - Use velas de diferentes tamanhos e estilos 


Você poderá criar um clima mais intimista na decoração da sua ceia com a escolha de velas. Elas podem ser colocadas em castiçais ou enfeitadas sobre taças de vinho viradas para baixo, cobrindo lindos botões de rosas. 

Outra dica é colocar o conjunto de velas em recipientes cerâmicos ou de vidro. Tome o devido cuidado com crianças e idosos para não se ferirem com a chama. Assim você pode fazer uma decoração de Natal gastando bem pouco.
 
Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal
 
 

Dica 5 - Reaproveite potes de vidro na decoração 


Uma dica que costuma fazer sucesso na decoração da ceia de Natal é o uso de recipientes de vidro com objetos decorativos dentro. Que tal colocar luzinhas de Natal dentro de um recipiente de vidro? Ou então pinhas e bolinhas de árvore natalina? 

Nesse sentido, reforçamos a dica anterior do uso de velas, pois afinal elas ficarão lindas com potes de vidro. Enfim, você pode usar a criatividade e criar uma decoração totalmente personalizada. 

Dica 6 - Faça do cardápio uma decoração à parte 


O próprio cardápio em si já é uma excelente oportunidade de deixar a mesa do jantar do dia 24 de dezembro lindíssima. 

Sendo assim, aposte na apresentação dos pratos. A dica é servir a entrada com pães, patês, frutas secas etc. Já o prato principal, logo na sequência, pode contar com o tradicional peru de Natal, carne assada com batatas, cordeiro ou massas. 
 
Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal
 

Entre os acompanhamentos podem estar arroz à grega, maionese, salpicão, suflê de legumes, entre outros. A sobremesa pode ser servida com o tradicional panetone, além de pudim, manjar ou rabanada. E não poderíamos deixar de lembrar da bebida, que pode ser vinho, suco natural ou refrigerantes. 

Gostou das dicas? 


Agora que você já leu sobre a decoração da ceia de Natal, acompanhe como fazer a decoração de Natal no seu apartamento e encantar os seus convidados. 

Continue no portal Lugar Certo e saiba mais dicas de decoração, limpeza, organização, jardinagem e Faça Você Mesmo.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023